• terça-feira, 25 de outubro de 2011

    Catedral de Orvieto


    Típica cidade medieval italiana, Orvieto é rendilhada de pitorescos arcos românicos, de ogivas e edifícios góticos talhados em grandes pedras, cujo conjunto compõe um urbanismo lindo e imprevisto.

    Sobretudo, nela se ergue, a meu ver, uma das fachadas de igreja mais esplêndidas que há no mundo. Ao se contemplar a frente da catedral de Orvieto, ornada de cenas que representam a vida de Maria Santíssima, têm-se a impressão de um frescor de colorido que se diria, à primeira vista, inexplicável. Com efeito, construída na Idade Média, séculos de chuva, de neve e de sol incidiram sobre esses painéis que, entretanto, conservam um viço magnífico.
    A explicação, porém, é simples: são mosaicos. Portanto, quadros compostos de incontáveis pedrinhas coloridas, numa combinação de matizes e tonalidades tão fascinante que faz dessa fachada uma das maravilhas da arte católica na Terra.
    A rosácea central, emoldurada de esculturas e lavores góticos, apenas ressalta a feería das cenas policromadas que ornam os vários tímpanos. De modo particular, tal frescor de colorido se nota na pintura superior onde se vê a coroação de Nossa Senhora e naquela que encima o pórtico principal, em que aparece a Virgem Santíssima venerada por anjos. Estes como que esgotaram suas manifestações de devoção a Ela, e já não sabem o que mais fazer para exprimir sua veneração, sua admiração e seu amor à Mãe de Deus. Toda a cena se insere num décor extraordinário e rico em detalhes, simbolismos, etc. Como essas, as outras cenas também se rivalizam em beleza e atratividade, evocando significativos episódios das vidas de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora.
    O restante da fachada é um requintado trabalho de arquitetura, com molduras, colunas, arcarias e florões góticos, recortados em lindo mármore branco, vermelho ou preto. Na verdade, a escultura medieval se esmerava em adornar seus monumentos e edifícios — de maneira especial as igrejas — com pormenores bonitos. Daí se poder observar num pequeno pedaço de coluna ou de arco, todo um fantástico trabalho de artífice que procurava dar de si o melhor, o mais perfeito.
    Na delicadeza e no frescor das suas cores, na animação dos personagens representados em seus mosaicos, no movimento dos seus arcos, na elevação de suas colunas e torres elegantes, a catedral de Orvieto é uma autêntica obra-prima da Idade Média construída com o objectivo de acolher os corporais embebidos pelo preciosíssimo sangue de Jesus Cristo.
    Em 1263, um sacerdote alemão que viajava para Roma deteve-se em Bolsena para celebrar a Santa Missa. Durante a mesma, implorou o auxílio de Deus para livrar-se das tentações postas pelo demónio contra sua fé na Sagrada Eucaristia. Qual não foi seu espanto quando, apenas pronunciadas as palavras da Consagração, verteram da Sagrada Hóstia gotas de sangue a ponto de umedecer completamente os corporais. O fato produziu uma verdadeira comoção popular e as referidas relíquias foram levadas à cidade de Orvieto, onde se encontrava o Papa Urbano IV.
    Ainda hoje, pode-se venerar tão preciosa relíquia na capela da Catedral de Orvieto.

    Nenhum comentário: